• Lisboa | Porto | Braga | Todos distritos de Portugal
  • (+351) 210 449 685 | (+351) 220 417 190
  • info@codigoadn.pt
 0

Teste de Paternidade Avós

O Teste de Paternidade com Avós determina se o indivíduo testado poderá ser Avô ou Avó paterno(a) da criança Alegado Neto(a).

Limpar

Preço: 299.00 €
Intervenientes: Alegado avô e criança ; Alegada Avó e criança ; Alegados Avós e criança
Resultados: 5 dias úteis após recebermos as suas amostras nos nossos laboratórios

Teste de paternidade com Avós

A CódigoADN disponibiliza vários testes de ADN para que se possa estabelecer um vinculo biológico até à 2ª geração. Ao contrário dos testes de paternidade, estes exames são muito mais complexos e dependem da cuidadosa análise por parte dos analistas do laboratório para que o resultado seja positivo ou negativo.

Nestes testes, em que se tenta estabelecer um vinculo biológico entre uma 2ª geração, com avós, tios ou primos, a CódigoADN encoraja sempre que a participação da mãe neste teste. Veja aqui todos os testes de adn entre familiares.

Como são obtidos os resultados no teste de paternidade com avós?

O teste de paternidade com avós, é executado de forma a haver uma correspondência de 25% do ADN dos avós com o do alegado(a) neto(a). Quanto menos parentes participarem no teste mais difícil será obter uma resposta conclusiva. A participação da mãe nestes testes, fará com que o laboratório possa eliminar 50% do ADN da criança, restando apenas 50% para comparação com o dos alegados avós, deste forma é possível dar uma resposta definitiva quanto ao vinculo biológico.

Se apenas estiver disponível para participar no teste o Avô e o Neto, os nossos analistas, terão que procurar uma correspondência de ADN entre o alegado avô e o neto em 12,5% do ADN total da criança. As limitações destes testes são tanto maiores quanto menor o número de intervenientes no teste. Pois se for possível a participação da avó e do avô os nossos analistas irão procurar 25% de correspondência de ADN da criança com o dos alegados avós.

Se a mãe participar neste teste, juntamente com os dois avós, os laboratórios conseguirão excluir 50% do ADN da criança, ficando apenas 50% do ADN da criança para uma comparação de 25% de ADN dos avós, aumentando assim a fiabilidade do teste de forma exponencial.

Partilha genética entre o alegado Avô/ Avó e o Neto(a).

Os resultados do teste de paternidade com avós são apresentados de forma probabilística, ou seja, no relatório irá aparecer mais ou menos probabilidade de estas duas ou três pessoas partilharem um vinculo biológico.

Normalmente para testes de paternidade com avós, em que o resultado seja positivo, no relatório aparecerá um valor superior a 98%, isto significa, que os individuos em teste partilham cerca de 25% do seu ADN com uma certeza superior a 98%

Se o teste de paternidade com avós for negativo, um resultado próximo de zero, em percentual, será exibido no relatório. Normalmente este resultado é inferior a 5%. É normal duas pessoas desconhecidas e que não partilhem nenhum vinculo genético partilhar ADN de uma forma muito reduzida. Todos os seres humanos tem algo em comum, ou seja, partilham a mesma matriz de ADN, por isso é que todos temos, dois olhos duas orelhas, uma boca, duas pernas, dois braços etc… A nossa Matriz de ADN é igual, pelo que a partilha em pequenas quantidades de ADN, mesmo em pessoas que não tenham qualquer vinculo biológico é normal.

Um resultado negativo
Como neste teste não é necessário uma exatidão do tamanho dos alelos em 100%, é normal que os analistas, encontrem sempre uma pequeníssima percentagem de partilha de ADN, contudo sendo o valor no relatório muito próximo de zero (menor que 5%), concluí-se que o alegado avô/ avó não tem qualquer vinculo biológico com o neto(a).

Se o resultado for intermédio no teste de ADN com avós, o que devo fazer para ter um resultado conclusivo?

Por vezes, quando apenas participa um alegado avô/ avó e o neto(a), o resultado, esporadicamente pode ser um resultado inconclusivo. Este resultado aparecerá normalmente em percentagem de 25%, 50% ou 75%. Por exemplo se o relatório apresentar um resultado com o valor de 25%, isto quer dizer que o alegado avô tem uma probabilidade de 3 para 1 de não ser o avô biológico da criança. Contudo, este acaba por ser um resultado inconclusivo, porque a margem de erro do relatório exibido é de 25%.

Normalmente nestes casos a CódigoADN convida a participação de mais um elemento no teste de ADN de forma a poder obter um resultado conclusivo. Este elemento pode ser a mãe da criança, a avó, um irmão paterno, ou até o alegado pai que já se encontra disponível para a realização do teste.

Outras amostras de ADN – Admissíveis para testes de Paternidade com avós

A CódigoADN oferece a opção de realizar o teste com uma outras amostras de ADN incluindo cabelos, escovas de dentes, manchas de fluidos corporais como sangue ou sémen e muitos, muitos mais. Os nossos laboratórios utilizam a mais recente tecnologia em sequenciamento de ADN para conseguir extrair o ADN de vários tipos de amostras.

Os testes de paternidade com avós realizados utilizando fontes de ADN diferente da boca precisam de tempo adicional. Os resultados estarão disponíveis no prazo de 10 dias úteis, após a chegada das amostras ao laboratório.

Informação adicional

Avós Paternos

1, 2

Neto(s)

1, 2

Urgente

Não (Resultados 7 a 10 dias úteis), Sim (Resultados 5 dias úteis)