• Lisboa | Porto | Braga | Todos distritos de Portugal
  • (+351) 210 449 685 | (+351) 220 417 190
  • info@codigoadn.pt
 0

Teste de Maternidade

O Teste de Maternidade de ADN da CódigoADN™ determina se uma Mulher é a mãe biológica de um indivíduo quando não existe documentação que o prove.

Limpar

Preço: 225.00 €
Intervenientes: Alegada mãe e criança
Resultados: 3 a 5 dias úteis após recebermos as suas amostras nos nossos laboratórios

Teste de ADN Maternidade

Os testes de maternidade, normalmente pedidos na CódigoADN tem como principal objectivo estabelecer um vinculo biológico entre determinada criança e a mãe, quando não existe documentação que o prove. Normalmente estes casos, são predominantes em emigrantes que pretendem ter uma segunda nacionalidade para os seus filhos e não detém a documentação necessária dos seus países de origem para poder avançar com o processo em termos judiciais.

Normalmente, quando é que se faz um teste de ADN de Maternidade?

O teste de maternidade pode ser pedido sobre várias circunstâncias, salienta-se:

  1. Confirmação que um individuo adoptado se reuniu com a sua mãe biológica;
  2. Confirmação se o embrião desenvolvido em vitro, foi implantado na mãe mãe;
  3. Resolução de suspeitas de trocas de bebés na maternidade;
  4. Situações de heranças;
  5. entre outros… .

Dependendo do objectivo e fim para que seja utilizado o exame, este teste de maternidade pode ser feito, nas clínicas da códigoadn de forma a garantir uma custódia procedimental para que se possa utilizar os resultados obtidos em tribunal, ou poderá realizar o teste no conforto do seu lar, apenas para esclarecimento das suas dúvidas.

Como é conduzido um teste de maternidade no laboratório?

Após a colheita ser realizada a células epetiliais bucais, através de zaragatoas, estas amostras são submetidas a um processo de 7 fases, para extracção e comparação do ADN. Após a obtenção de 100% de adn por parte da mãe, este será, “sobreposto”, sob 100% do ADN recolhido no alegado filho(a). Por fim, para que o resultado seja positivo, é necessário a obtenção de 50% de correspondência dos alélos obtidos nos perfis de ADN das duas pessoas em teste.

Porque existe apenas correspondência de 50% do ADN?

A criança ao nascer herda 50% do ADN da mãe e 50% do ADN do pai, para o laboratório ter uma resposta positiva, terá que provar que na comparação de dois perfis de ADN, 50% do ADN da criança corresponde ao da alegada mãe.

Como são apresentados os resultados de um teste de maternidade?

positivo: Se a probabilidade de maternidade for superior a 99,9% ou superior significa que a mãe não está excluída como mãe biológica da criança.

negativo: Se a probabilidade de maternidade for igual a 0% significa que a mãe está excluída como a mãe biológica da criança.

Qual o teste de maternidade que devo escolher? Teste de maternidade informativo ou com valor judicial?

O teste de maternidade,pode ser realizado de duas formas, com ou sem valor judicial. Se pretende apenas esclarecer uma dúvida associada a uma relação biológica o teste de maternidade informativo é a escolha acertada. Para a realização de um teste de maternidade judicial, informe-se primeiro com o seu advogado ou no apoio ao cliente da códigoADN™.

Outras amostras de ADN – Admissíveis para testes de maternidade

A CódigoADN oferece a opção de realizar o teste com uma outras amostras de ADN incluindo cabelos, escovas de dentes, manchas de fluidos corporais como sangue ou sémen e muitos, muitos mais. Os nossos laboratórios utilizam a mais recente tecnologia em sequenciamento de ADN para conseguir extrair o ADN de vários tipos de amostras.

Os testes de maternidade realizados utilizando fontes de ADN diferente da boca precisam de tempo adicional. Os resultados estarão disponíveis no prazo de 10 dias úteis, após a chegada das amostras ao laboratório.

Informação adicional

Criança(s)

1, 2, 3, 4

Urgente

Não (Resultados em 5 a 7 dias úteis), Sim (Resultados em 3 dias úteis)