Informativo ou Legal? Que exame devo fazer?

resumo

Uma das dúvidas comuns dos nosso clientes é saber se devem fazer o teste de paternidade informativo ou o teste de paternidade com valor legal? Veja esta pergunta respondida assim como a que idade pode fazer o teste de paternidade.

Neste artigo iremos tentar esclarecer qual o exame que deve escolher para ver clarificadas as suas dúvidas.

Cada caso é um caso, e na dúvida ligue com o apoio ao cliente da CódigoADN que compreendendo melhor a sua situação poderemos ajudar a que faça a decisão acertada. Na realidade a decisão vai sempre depender para que finalidade pretende o exame, se apenas para esclarecer uma dúvida se para efeitos de apresentação no SEF ou até para apresentação no tribunal.

O teste de paternidade informativo

O teste de paternidade informativo é realizado quando não existe uma ordem do tribunal para a execução de um teste de paternidade. Normalmente realizado sempre que existe uma dúvida quanto a uma relação biológica.

Este teste de ADN destingue-se do teste legal pela custódia documental anexada a todo o processo, assim como a falta de uma testemunha na altura da colheita de ADN. Este teste de ADN  inclusive pode ser realizada a colheita nos intervenientes a partir de casa, utilizando o nosso kit de colheita de ADN.

Também pode executar a colheita de ADN de um teste de paternidade informativo directamente nas nossas clínicas de ADN pode fazer aqui o agendamento online.

Um teste de paternidade realizado a partir de um  kit de colheita de ADN  é rápido, privado e pode ser feito convenientemente no conforto da sua própria casa. A principal diferença entre um teste em que a colheita de ADN é realizada em casa e um teste legal é que se usar kit de colheita de ADN , os resultados não podem ser usados ​​como prova para qualquer tipo de finalidade legal, já que as identidades dos participantes do teste não podem ser verificadas.

O teste de paternidade legal

Quando um teste de paternidade é executado de forma legal, as colheitas de ADN têm de ser executadas por um profissional de saúde. Este procedimento garante que s amostras obedeceram a uma custódia documental e a colheita de ADN foi executada por uma pessoa independente ao processo.

O teste de paternidade com valor legal em portugal, normalmente é requisitado pelo tribunal. Também pode ser pedido a nível particular para apresentação a nível internacional. Um teste de paternidade com valor legal, em portugal, só tem validade se for o tribunal a solicitar o exame.

Após todos os termos legais cumpridos e acompanhados de uma minuta do ministério publico o exame segue as seguintes etapas:

  • Os cartões de cidadão são verificados e são tiradas fotografias;
  • Um profissional de saúde colhe as amostras de ADN;
  • O preenchimento de todas as formalidade é assegurado pelo profissional de saúde;
  • As amostras assim como a documentação é dos exames é lacrado em envelope seguro e enviado para o laboratório;

Todo este procedimento desde a identificação positiva dos intervenientes à altura que se tira a fotografia, permite identificar inequivocamente perante o tribunal as pessoas que participaram no exame, garantindo assim, que nenhuma amostra foi trocada.

Em suma,

Decidir qual o exame a fazer é importante para que todo o processo corra de forma calma e sem grandes problemas, na dúvida entre em contacto connosco, nó podemos ajudar a que o processo corra sem grandes problemas para si.

Veja aqui mais informações sobre o teste de paternidade informativo >>

Leave a reply